segunda-feira, 9 de julho de 2007

Tarso Genro é candidato a Rudy Giuliani?

Esse blogue fará uma pequena incursão na política, com o risco inerente ao terreno. Mas, vamos tentar. Antes disso, recomendo ao leitor, os post anteriores sobre homicídio, um tema recorrente aqui.
(1) os homicídios nas regiões metropolitanas estão aumentando, com exceção de São Paulo e, quem diria, Rio de Janeiro. A queda em São Paulo foi de quase 50% em cinco anos. A tendência declinante será seguida nas demais regiões metropolitanas. Programas específicos vão decidir a desacelaração dessa queda. Até o momento não há uma explicação plausível para essa queda em São Paulo, bem como nas demais cidades do mundo que passaram pelo pico de violência, seguido de declínio.
(2) Há mais de uma década, Nova Iorque tinha taxas elevadas de homicídio. Rudolph Giuliani, ex-promotor foi eleito prefeito com o mote de combater a violência (nos EUA, a segurança pública é municipal e, não estadual). No seu período de mandato (1994-2001) a queda das taxas foi de 50%. Ele credita isso a sua política de tolerância zero. Na verdade, a política era "no broken window" para as escolas públicas e, ele se apropriou dessa idéia.
(3) Provavelmente, nesse momento, o candidato à presidência dos Estados Unidos - Rudy Giuliani - está fazendo um discurso em algum canto daquele país, falando dos resultados de sua política. Um gaiato na platéia perguntará porque em Boston -com prefeito democrata que se elegeu 4 vezes seguidas -, sem "tolerância zero", a redução foi maior e, a violência policial muito menor do que na "Big Apple". Giuliani irá desqualificar o inquisidor insinuando ser o oponente mais um "democrata de Massachusetts", ou seja "um lugar estranho onde gays podem casar".
(4) Hoje, 09/07/07, Lula aprovou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania que investirá R$ 4,8 bilhões na integração de políticas de segurança pública com ações sociais nas 11 regiões mais violentas do país. Para 2007 estão previstos R$ 483 milhões. O" presidente aprovou o Programa e pediu que fosse feita uma reunião com os ministros cujas ações têm interface”, disse Tarso Genro aos jornalistas. Segundo a nota oficial do Ministério da Justiça: "Composto por 72 ações, o Pronasci tem como eixo principal a integração de ações de segurança pública e políticas sociais para o enfrentamento da criminalidade. O objetivo do programa é enfrentar as causas sociais e culturais do crime, por meio de ações de prevenção, controle e repressão da violência. Inicialmente, o Pronasci será implantado nas onze regiões metropolitanas do país com maiores índices de criminalidade. Seu desenvolvimento se dará por meio da articulação contínua entre União, estados e municípios."
(5) Daqui há três anos, as taxas de homicídio estarão em baixa nessas onze regiões metropolitanas e, Tarso Genro creditará o fato ao Pronasci, inclusive em São Paulo. Será o nosso Giuliani, aquele que assume créditos indevidos com interesse eleitoral óbvio.

Nenhum comentário: