quarta-feira, 4 de julho de 2007

Mortalidade 2005 (3): Taxas de homicídio em SamPa, Rio e BH de 2001 a 2005.

O quadro mostra a evolução das taxas de homicídios nos cinco primeiros anos da década nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
São Paulo começa com os valores mais elevados, mas ano a ano vai apresentando redução impressionante, tanto que hoje a região encontra-se na 18a posição nesse ranking infeliz. Belo Horizonte - em contraste - teve aumento expressivo, passando para a 4a posição, próximo aos valores do Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro também vem apresentando taxas declinantes, mas com desacelaração inferior à observada em São Paulo. Mais uma vez, os dados atrapalham as análises com o viés ideológico, político e partidário. Atenção, acadêmicos, vamos estudar a fundo esses dados. Afinal, não servimos somente para escrever artigos indignados na grande imprensa, mas para interpretar o mundo!

Um comentário:

mona lisa trindade disse...

olá, paulo!
sou acadêmica do 6o período da faculdade de medicina da ufmg e estou fazendo um trabalho sobre homicídio em belo horizonte. gostaria de saber a fonte desse gráfico, para q eu possa usá-lo em meu trabalho! há alguma outra fonte bibliográfica interessante sobre o assunto, q vc possa me indicar? obrigada!