sábado, 21 de julho de 2007

Steven Nissen, novamente no holofote

Se você não aguenta mais o caso Avandia descrito aqui em detalhes, passe adiante, mas se quiser recapitular clique aqui. Abaixo, mais um capítulo centrado na figura de Steven Nissen.
The New York Times descreve nesse domingo (artigo completo para registrados no site) as atividades de Steven Nissen, o pesquisador que mostrou os problemas de segurança com o Avandia. Muitos dizem que ele tem como objetivo dirigir o FDA. Apesar do rigor do artigo publicado no The New England of Journal , Nissen cometeu deslizes como afirmar que Avandia mataria mais gente do que o 11 de setembro. Questiona-se também o fato de que Nissen procura ativamente financiamento da indústria, mas sempre afirma que o dinheiro é distribuído para instituições de caridade. Nas quais se incluem entre outras, American College of Cardiology e o Cleveland Museum of Art, onde trabalha sua mulher.
Tudo isso é perfumaria e bobagem perto da afirmação que após ter sido o responsável principal pela derrubada do Vioxx, Nissen está trabalhando em ensaio clínico com o Celebrex, também um inibidor da COX-2, do mesmo grupo farmacológico do Vioxx.

Nenhum comentário: