terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Publicidade e Flores: defenda São Paulo

O ano mal começou discute-se muito o cenário nacional, um pouco os governadores, mais vistos como futuros candidatos a presidente, do que como executivos com responsabilidades no presente. Passa despercebido nos principais jornais, a implantação da lei municipal abolindo os outdoors e outros tipo de propaganda externas. Elas são horríveis! Após, dois anos e meio longe de São Paulo, ao voltar à cidade em dezembro de 1999, senti uma agressão a quantidade de propagandas no trajeto entre o aeroporto e casa. Marta Suplicy prometeu atuar contra a poluição visual, no projeto belezura, mas nada fez. Agora, toda força à Prefeitura Municipal.
Há quem ache que a cidade ficará parecida com a Berlim Oriental dos tempos auréos do comunismo. Discordo, a cidade está cada vez mais florida por motivos que desconheço. No ano passado, os ipês deram um show a parte. Agora, precocemente, acácias, manacás e quaresmeiras já estão florindo. Na marginal Pinheiros proponho que para cada poste horrível com propaganda seja plantada uma paineira no local. Não vi nenhuma manifestação de ONGs defensoras do meio ambiente a favor da lei, mas somente uma massacrante campanha das empresas de publicidade contra a lei com interpelações jurídicas bem duvidosas.
P.S. vários desses outdoors estão em território público com escolas estaduais, o espaço da CPTM e do Metro e da própria USP. Proponho que todos os órgãos públicos denunciem os contratos.

2 comentários:

Anonymous disse...

Será que o aquecimento global está, pelo menos temporariamente, sendo benéfico ao crescimento de manacás e quaresmeiras?

Anonymous disse...

lotufo, li no Estadao
tiraram os outdoors do seu Palmeiras e, surgiram palmeiras! poético, não?