sábado, 6 de janeiro de 2007

A carroça na frente dos cavalos: uma constante na política.

Recebi dois emails questionando a correção da frase no post anterior, onde referia que as atitudes de 2007 poderiam estar explicando os fatos em 2004. Sim, está correta a frase. Ela é uma provocação a uma constante na política e, nas políticas de saúde, onde um fenômeno do passado é explicado por outro surgido tempos depois. Alguns exemplos, discretos, para não machucar muito:
(1) a redução da mortalidade cardiovascular é descrita nos EUA desde o final dos anos 60 e, no Brasil desde o início dos anos 80. Tornou-se comum afirmar que a queda da mortalidade ocorreu em decorrência de técnicas que foram aplicadas muito tempo depois, como por exemplo o cardioversor de arritmias ou a trombólise do infarto do miocárdio;
(2) a queda da mortalidade infantil vem sendo observada há quase três décadas, porém há uma descrição na página do Ministério da Saúde que afirma que ela é em grande parte devida ao Programa Saúde da Família que surgiu há dez anos.
Sir Austin Bradford Hill (1897 – 1991) foi um dos mais imporantes epidemiologistas (na minha opinião, Richard Doll e ele foram os grandes esquecidos pela Academia de Ciências da Suécia, para o Prêmio Nobel). Ele cunhou as regras de causalidade e, uma delas versa sobre a temporalidade, onde afirma que uma efeito deve suceder temporalmente a uma causa. Ou, como ele disse a "os cavalos devem vir antes da carroça".
Uma boa incursão sobre o tema pode ser lido nesse artigo de acesso livre.
The Bradford Hill considerations on causality: a counterfactual perspective
Michael Höfler
The factor must precede the outcome it is assumed to affect
Hill
introduced this reflection with the proverb "Which is the cart and which is the horse?" For instance, he asked whether a particular diet triggered a certain disease or whether the disease led to subsequently altered dietary habits. According to Hill, temporal direction might be difficult to establish if a disease developed slowly and initial forms of disease were difficult to measure.

Um comentário:

Anonymous disse...

lotufo, obrigado pela referencia desse artigo.