sábado, 7 de outubro de 2006

Ranking das farmacêuticas no Brasil e a licença de genéricos.

Valor Econômico (06/10/06) noticia o ranking de vendas das farmacêuticas no Brasil: Sanofi-Aventis; EMS-Sigma-Pharma; Aché; Medley; Novartis; Pfizer; Eurofarma; Schering-Plough; Boehringer; Schering do Brasil. O destaque foi o aumento das vendas da Medley graças ao acordo com a Abbott que permitiu a comercialização da sibutramina - para emagrecimento - antes da expiração da patente da empresa americana. Apesar de não estar na agenda imediata de nenhuma empresa nacional, a congregação e fusão de todas elas e, posteriormente com outras da Argentina será um imperativo no agitado mundo das farmacêuticas.

2 comentários:

Enf. Gu disse...

Eu não sei se meu ponto de vista estará correto. Mas acho isso ruim, o crescimento é em laboratórios que não priorizam os genéricos. E o destaque desse laboratório e por uma droga com fins mais estéticos do que clinico.

abrçs

Paulo Lotufo disse...

Enf Gu, a sibutramina tem objetivo mais clínico do que estético. Concordo com você que os laboratórios deveriam priorizar genéricos, porém o sal, ou produto primário ainda são importados na maioria dos casos.