sábado, 24 de fevereiro de 2007

Uma noite no Pronto-Socorro: 17 pacientes a mais, o ex-ministro com Jaguar, os acompanhantes bêbados.

O Ministro do Planejamento irá cortar R$5,8 bilhões da área da saúde. Vários hospitais não receberam os recursos SUS de janeiro, entre eles o Hospital Universitário da USP. O HU está com equipe completa e todos os leitos em funcionamento. Leiam agora, o relato do chefe do plantão do HU. O plantão foi iniciado às 19 hs de sexta-feira (23/02) e finalizado no sábado (24/02). Os nomes foram omitidos. Pergunto: até quando será possível manter a assistência médica adequada em hospitais de ensino, cada vez mais procurados e funcionando acima da capacidade instalada?

Abaixo, o relatório que precisa ser lido na íntegra.
Iniciamos plantão com casa cheia, equipe completa; ar seco e tempo quente;
* Semi Intensiva com 8 pacientes; UTI-Adultos com 9 pacientes;
* Berçário com 10 vagas; UTI-NEO com 5 pacientes;
* UTI-PED com 6 pacientes (o sexto paciente – [nome omitido] - entrou na UTI as 19:00 horas com necessidade de autorização, por parada cardio-respiratória e febre);
* PS-Adultos com 16 macas EXTRAS e 1 cadeirante
* PS-Infantil com movimento intenso, com pacientes e pais ocupando o corredor até 0:00 horas
* aviso CRCO/COBOM/COPOM/SAMU:
* ligo para PS [nome omitido] e PS [nome omitido]: ambos só dispõe de clínicos de Plantão. Nosso movimento de Ortopedia e Cirurgia fica intenso. O movimento de Clínica.Médica mantém-se alto como sempre.
* as 1:45 horas +/- pára na porta lateral do PS um carro de luxo - Jaguar - com homem ordenando maca e alguém para atender sua mãe que passava mal. Não teve paciência de aguardar a abertura da porta lateral e começou a chutá-la, não teve paciência de aguardar a maca e começou a tirar fotos do PS e a ditar palavras pouco elogiosas ao Hospital. Dizia-se ex-ministro da justiça e jornalista e iria processar a todos. Quando a PM - que estava no PS - chegou á porta, o indivíduo saiu em disparada com seu carro. (OBS: infelizmente eu não estava em outro local). Mais um caso de fotos e gravadores de pessoas que vêm a este PS com intenções estranhas e ameaças ao bom andamento do serviço.
* as 2:30 horas, autorizo a 11a vaga da UTI-A para paciente da Ortopedia de 36 anos com fratura exposta de coxa em septicemia - havia realizado limpeza cirúrgica nesta mesma noite, com piora importante das condições clínicas nas últimas horas
* as 03:50 horas chegou ao PSA o paciente [nome omitido], com luxação de ombro durante briga, acompanhado de 2 mulheres e 1 homem, todos com evidente ingestão etílica elevada. Agrediram verbalmente o ortopedista, a residente de ortopedia, os seguranças e não permitiram o atendimento adequado do paciente. Foi necessário acionar a PM para retirar do PS os acompanhantes para que o atendimento fosse realizado. Paciente saiu do PS com ombro reduzido, com velpo, encaminhamento, orientação, atestado e receita as 5:45 horas pedindo desculpas.

Nenhum comentário: