segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

NEJM arma um terreno minado: vários estudos sobre stent coronariano

The New England Journal of Medicine adiantou a sua edição de 13 de março apresentando seis artigos sobre a discussão sobre o melhor tipo de stent coronariano. O editorial escrito pelo próprio editor Jeffrey Drazen é um primor de tucanagem científica. Mas, parabéns a ele por ter apresentado tantos pontos de vista e, nos deixado confuso. Afinal, ciência é dissenso e, quem gosta de consenso que vá para a igreja ou viver em Cuba, Líbia, e quetais.
A revista armou um terreno minado com mais de um artigo analisando o mesmo banco de dados. Talvez, no feriado de carnaval consiga andar na ponta do pé e, tentar desarmar as armadilhas que cada autor colocou nos textos.
Já discuti bastante esse tema anteriormente. Amanhã, publicarei o impacto na mídia. Vamos ver o que acontecerá com as ações dos dois principais fabricantes do stent farmacológico: a J&J e a Boston Scientific.
Por ser assinante e, com o cookie,não consigo identificar se os artigos estão liberados para acesso livre em http://www.nejm.org

Nenhum comentário: