quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Horário de verão: já vai tarde!

Horário de verão acaba no domingo no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Já vai tarde, se é que deveria ter começado. Abaixo reproduzo notícia como sempre oficialesca falando de economia que ninguém de fato sabe ser real. E, a luz acesa durante a manhã?
Sou contra porque altera ritmo biológico e, porque representa uma verdadeira maldade com a maioria da população que acorda cedo. Jornalistas e publicitários acordam tarde, gostam do final de tarde mais claro. Por isso, não se importam ou louvam a medida que aumenta o consumo de cerveja, acredito.
Mas, estudantes, professores, profissionais de hospitais e, o restante dos trabalhadores são forçados a acordar no escuro e, se dirigir aos locais de estudo e trabalho no breu.
Fácil para o jornalista reproduzir o que diz o Ministério, difícil acordar cedo e se dirigir ao terminal Santo Amaro (São Paulo) às 6 horas da manhã para ver os ônibus apinhados de gente que acorda muito cedo.
Informações sobre o ritmo biológico podem ser lido em http://www.icb.usp.br/cronos
Texto de O Globo, 21/02/07
O principal objetivo da alteração do horário é aproveitar melhor a luz natural ao entardecer, diminuindo o gasto de energia. A Agência Brasil informou que a previsão do Ministério de Minas e Energia era reduzir o consumo de 4% a 5% durante o horário de pico, o que representa 2 mil megawatts _o suficiente para abastecer cerca de 2 milhões de casas. Esta é a 36ª edição do horário de verão. Além do Distrito Federal, a medida abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Um comentário:

Ricardo Paoletti disse...

Paulo -
Gostaria de reproduzir seu comentário no Jornal de Debates, onde estamos dfiscutindo o assunto - veja aqui: http://www.jornaldedebates.ig.com.br/index.aspx?tma_id=805

Aguardo retorno com seu OK.

Obrigado,

Ricardo Paoletti
Editor
Jornal de Debates