sábado, 1 de março de 2008

Leitura de domingo: o iluminismo termina no bezerro de ouro.

O professor Leonardo Maurício Diniz, da Universidade Federal de Minas Gerais enviou-me esse texto excelente, com inúmeras referências desde a Bíblia até David Sackett, passando por Goethe e Swift. Uma boa leitura para o fim de semana para compreender a medicina antiga e a atual. "The Era of Enlightenment Ends With the Golden Calf" . Lecture given during The Škrabanek Foundation Colloquium "Medical Utopianism: A Threat to Health" held at the Royal College of Physicians, London, on April 25, 2002. Author: Michael Berger, Clique aqui para ver o texto completo.

2 comentários:

Karl disse...

Texto de Michael Berger de 2002. Arranha algumas idéias deste blog, cita bons exemplos, percebe uma faceta da crise, porém não se dá conta da doença maior... Nem a racionalidade clássica, nem o esclarecimento, muito, muito menos a medicina baseada-em-evidências, são os tratamentos para o misticismo, idolatria e irracionalidade que teimam em aumentar, como bem nota o autor.

Anonymous disse...

Perfeito o texto!
Vale a pena ler e traduzir, e distribuir...
Para sair da esfera de influência do grupo fechado dos especialistas e seus interesses que conflitam com os dos pacientes, o únic remédio é ensinar a usar a lógica e ensinar a pensar.
Fica o desafio: elaborar cursos ( ou outra metodologia viável) para ensinar saúde baseada em evidências para todos. Quem topa o desafio?