quarta-feira, 12 de março de 2008

Lourdes de Freitas Carvalho, in memoriam

Morreu ontem, 11 de março de 2008, a Professora Lourdes de Freitas Carvalho, de quem sou o quarto sucessor na superintendência do Hospital Universitário.
Abaixo, despacho da Agência Fapesp.
12/03/2008 Agência FAPESP – Faleceu na segunda-feira (10/3), aos 93 anos, a professora aposentada Lourdes de Freitas Carvalho, do Departamento de Prática de Saúde Pública e ex-diretora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo.
Entre 1980 e 1986, Lourdes também foi superintendente do Hospital Universitário (HU) da USP. Ela tinha pneumonia causada por fibrose pulmonar. O corpo foi velado na FSP e enterrado, na terça-feira (11/3), no Cemitério São Paulo.
Lourdes se formou em medicina na Faculdade de Medicina da USP e, em 1943, quando trabalhava no Hospital das Clínicas (HC), foi aos Estados Unidos, com bolsa de estudos da Fundação Rockefeller, para adquirir conhecimentos sobre o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same), tendo, em seguida, aplicado esses conhecimentos no próprio HC.
Seus ensinamentos sobre o Same, que tem por finalidade a guarda e preservação do prontuário médico, incluindo dados pessoais, evolução clínica e exames, foram, durante muitos anos, a única referência para todos os que se interessavam pelo assunto. Do Hospital das Clínicas, o Same foi disseminado por todo o Brasil e, atualmente, é utilizado pelos serviços de estatística de diferentes hospitais do país. Em 1951, juntamente com os professores Odair Pacheco Pedroso e José Gabriel Borba, Lourdes foi responsável pela criação do curso de especialização em Organização e Administração Hospitalar na FSP/USP. Obteve, em 1973, o título de professora titular da FSP e, de 1982 a 1986, exerceu o cargo de diretora da faculdade. Foi ainda diretora da Clínica Ortopédica e Traumatológica do HC e superintendente da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Ainda ao lado do professor Odair Pedroso, criou o Hospital de Cotia, hoje Hospital Dr. Odair Pacheco Pedroso, do qual foi diretora durante 20 anos.

Nenhum comentário: