segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A lição de José de Souza Martins

Nunca recebi tantas correspondências sobre um tema que não é o motivo desse blogue: a milenar questão do Oriente Médio e seus povos. Não sou imune à situação -sempre ruim - das populações civis em guerras e, em períodos de terror franco, como aquelas onde por razão política irlandeses explodiam pubs ingleses e bascos destruiam lojas espanholas. Para ficar em exemplos fora do eixo Israel-Palestina.
O que me incomoda é que há articulistas de sobra para criticar Israel e, faltam críticos do governo da Líbia quando ela aprisionou médico - pasmem, palestino! - e, enfermeiras búlgaras por motivo falso. Somente esse blogue repercutiu as notícias. Foram oito posts. (clique aqui) Por que ninguém falou da Líbia? Por que a Líbia na "geopolítica dos comentaristas brasileiros" é de "esquerda", antiamericana. Por isso, do "nosso" lado.
Na área da saúde deu-se destaque maior à situação do sistema de saúde americano (que esse blogue, não considera nem que seja "sistema") do que à barbárie perpetrada na África do Sul na política de aids. (clique aqui) Por que não se fala da África do Sul? Porque fica "mal falar da política do Congresso Nacional Africano", que derrotou o apartheid.
Governos se movem pela Realpolitik, mas acadêmicos servem para mostrar o diferente, o pouco percebido, no caso a quantidade grande de manifestações antissemitas em blogues brasileiros.
Não falei nada de José de Souza Martins, motivo do título.
Seguirá no próximo.

Nenhum comentário: