domingo, 8 de abril de 2007

Arquivos Brasileiros de Cardiologia com indexação no Current Contents

Os Arquivos Brasileiros de Cardiologia foram indexados no Current Contents, um fato raro hoje em dia. A notícia chegou hoje, nesse domingo de Páscoa e, repassada pelo editor, Fábio Villas-Boas. Isso implica que os artigos lá publicados poderão ser avaliados quanto ao impacto, ou seja o número de citações. O fator de impacto é o novo maná da ciência e, o Current Contents, a nova Canaã. Mas, isso é assunto para outro momento.
Os Arquivos Brasileiros de Cardiologia foram fundados em São Paulo por Reinaldo Chiaverinni em 1941. Desde então é o órgão científico da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Em seus números se descreveu a história da especialidade no país. Há relatos importantes da evolução das miocardiopatias, da doença reumática, e do início da doença coronaria no país.
Reinaldo Chiaverinni foi o primeiro editor, depois durante mais de uma década, Wanderley Nogueira da Silva manteve a edição da revista de forma heróica. Somente nos anos 80, houve um compromisso maior com a edição da revista pela própria Sociedade. Sem querer faltar com ninguém, destaco Naim Sauaia, Max Grimberg e Alfredo Mansur como editores que deram quande impulso ao periódico. No momento, as homenagens vão para Carlos Serrano e, principalmente a Fábio Villas Boas pelo desempenho excelente na condução da revista. A ele, os cumprimentos merecidos por essa conquista.

Nenhum comentário: