quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Desânimo com a blogosfera.

A blogosfera que poderia ser local de troca de informação e debate tornou-se um local de embates ideológicos dos mais ridículos. Todo fato é imediatamente atribuído ao seu grupo se, positivo ou ao do adversários, se negativo.
Difícil conviver com um ambiente desses porque, acredito que blogue será rapidamente sinônimo de leviandade. Há uma legião de especialistas que entendem de aviação civil, obras do metro, política do Oriente Médio, situação da Itália nos anos 70, ataques neonazistas na Suíça.
Para mim, nada pior do que os comentários sobre sepse depois de um caso exageradamente divulgado que obrigaram até o Ministro da Saúde se manifestar.
Bem, para continuar na brincadeira, vou parar para assistir a apuração de uma crônica decadência: as das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Que como todos sabem, tal como a USP, o futebol brasileiro e os Estados Unidos, o Carnaval do Rio se desviou dos seus objetivos e se encontra decadente.
Vive la décadence!

2 comentários:

Maurício Battistini Marques disse...

Caríssimo Lotufo. Tenho notado seu desânimo com o Blog, não é de hoje (desde aquele outubro do verde e vermelho, não sei o que deu com o vermelho, o verde não deu lá muito certo). Quando li esta última postagem pensei em encaminhar uma mensagem, esperei para ver se o desânimo se reverteria. Estou estranhando muito que uma pessoa com sua inteligência e experiência se decepcione com a Internet, principalmente considerando os motivos que apontou. Pergunto: em qual espaço de comunicação ou convivência não há picaretas de toda natureza, falsos especilistas, irresponsáveis, levianos? No meio cinetífico? Nas Igrejas? Nas escolas? Na mídia? Nos partidos? Nos movimentos sociiais? O homem é o homem e o mundo é o mundo em qualquer espaço. Nenhum blog vai dar palavra final sobre nada, idéias boas e más (se é que isto existe) vão "pegar" ou se perder como sempre aconteceu. Cada Blog, por mais influente que seja, vai atingir um "mundinho", o das pessoas que com ele se identificam. É importante que haja um espaço de troca de idéias das pessoas sérias. Tenho certeza que para muita gente o seu Blog têm sido uma fonte importante de informação de qualidade. Para quem, como eu, está distante do meio acadêmico acaba funcionando como um "observatório". É um trabalho importante. Espero que o "calundu" passe logo. Um abraço

LARISA DA VEIGA BANDEIRA disse...

Prezado Professor Paulo não desanime da vida na blogosfera, estou pesquisando blogs acadêmicos e usarei o seu como referência de discussão em sua área. Continue postando, não desista. Abraços Larisa Bandeira
Iniciação Científica- UFRGS